Manutenção Preventiva

Para manter o seu carro em perfeito estado de conservação, pequenas medidas de manutenção preventivas podem fazer toda diferença, principalmente para evitar contratempos e desagradáveis surpresas. Segundo uma pesquisa divulgada pela WebMotors, o custo da manutenção preventiva é 68% inferior ao de um conserto e demanda um tempo muito menor, sem contar que evita problemas com o carro e transtornos indesejáveis.

A função da manutenção preventiva, como o nome já diz, é prever os possíveis problemas que seu carro pode apresentar durante uma viagem ou mesmo na cidade. É muito importante, por exemplo: a conservação do estepe, o extintor de incêndio (que pode gerar multa se estiver vencido), o funcionamento do limpador de pára-brisa, das suas setas, do pisca alerta, da luz de freio, bateria e fusíveis. O cinto de segurança, tanto dos bancos dianteiros quanto traseiros, devem merecer uma atenção especial.

Vazamento de óleo
Esse vazamento significa que o motor está passando por problemas que não são comuns, mesmo que a primeira vista não influencie diretamente no desempenho do veículo é certo que algo esta errado naquela parte. Existem vários locais por onde o combustível pode vazar por isso é importante passar em um mecânico e rapidamente substituir a peça que está causando isso. Dê repente se o mecânico abrir o seu motor para ver onde está o problema ele pode encontrar mais detalhes com defeito e te avisar para que troque, se isso acontecer melhor será porque já poderá evitar problemas futuros todos de uma vez. Cheque outras partes do carro que podem ser feitas por você como os pneus, amortecedores, luzes de freio, setas, ré e as demais.

Sistema de escapamentos
Este sistema é composto por um catalisador, coletor, silencioso e abafador, todas essas partes juntas são responsáveis por eliminar os gases que são formados dentro do motor depois da combustão. Eles precisam ser eliminados rapidamente do carro, mas se estiverem em más condições causa um desgaste desnecessário do motor e com isso vai consumir mais combustível e diminuir todo o rendimento. É necessário tomar um cuidado extremo com essa parte, por tanto se começar a ouvir barulho a mais no veículo e notar que está consumindo mais combustível passe em um mecânico para saber o motivo.

Preventiva


Dicas de Manutenção Preventiva:
Para você ficar sempre tranquilo e poder viajar nas férias com a família, segue abaixo uma relação de quinze dicas de itens básicos que devem ser revisados antes de você pegar a estrada:
Alinhamento de direção (suspensão dianteira);
Rodízio de pneus;
Balanceamento das 04 rodas;
Verificar as condições dos pneus;
Pastilhas de freio;
Palhetas limpadores (dianteira x traseira);
Correias externas motor;
Extintor (prazo de validade e necessidade de recarga ou troca);
Óleo de motor e filtros;
Lâmpadas em geral;
Água do motor;
Vazamentos de água;
Vazamentos de óleo (motor, câmbio e coifas)
Freios em geral;
Nível dos fluidos;

Mecânica


EQUIPAMENTOS

Máquina de Limpeza do Sistema de Arrefeciemento;
Executa a limpeza e o tratamento completo de todo o sistema de arrefecimento, a fim de retirar toda a oxidação ou qualquer outro tipo de impureza.



Bomba de Teste do sistema de Arrefecimento



Carregador de Bateria
Funciona como carregador de baterias e auxiliar de partida



Teste Baterias
Testa o estado do motor de partida, regulador de voltagem, gerador e dinamo.